HÓTEL COM CASA NA ÁRVORE ATRAI TURISTAS DE TODAS AS PARTES

HÓTEL COM CASA NA ÁRVORE ATRAI TURISTAS DE TODAS AS PARTES






Rústico que encanta

O empresário Marco Dias, de 37 anos, veio morar no Pará aos três anos de idade e, por isso, se considera mais paraense que paulista. "Falou 'égua', já era. Nossa família vive aqui tem bastante tempo. Já passamos por Tucuruí também". Ele administra o HotelSamaúma, criado em 1995, atualmente com mais de 100 apartamentos.

A estrutura encanta e envolve os turistas, que têm a opção de se hospedar praticamente em meio à natureza. O principal atrativo é o espaço que atribuiu a alcunha de Casa da Árvore ao hotel: uma suíte cercada pelas folhas da Samaúma, literalmente em cima do tronco da árvore.

"É o nosso principal atrativo, por ser uma suíte completamente equipada em cima de uma árvore. Outro diferencial é que nós temos, no território do hotel, é a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural do estado. São seis hectares de reserva de mata primária. Meu pai foi o idealizador de tudo, inclusive da Casa da Árvore. Quando ele chegou aqui, viu que o estado era riquíssimo e decidiu trabalhar em cima das riquezas paraenses",
Em cada quarto, um minério genuinamente paraense integra a decoração. Na Casa da Árvore, 22 espécies arbóreas foram plantadas, entre elas Cuatuba, Ipê Roxo e Amarelo, além da Samaumeira, a árvore de maior porte e mais emblemática da região amazônica.
O nome do hotel é homônimo a uma das tribos que se refugiaram na região. Artefatos indígenas de cinco grupos remanescentes na região estão em exposição no hall do hotel. "E aí nós homenageamos a nossa terceira riqueza, a cultura".
Trilha Ecológica

Um guia realiza, todos os domingos, uma caminhada turística para conhecer a trilha ecológica localizada na área de propriedade do hotel. Os visitantes poderão ver algumas espécies conhecidas da Amazônia, como o sapo ponta de flecha, de cor laranja florescente. "Os índios esfregavam a ponta da flecha na costa dele para na hora que flechassem um animal ele adormecesse", revela Dias.
No trajeto, os visitantes se deparam ainda com bichos-preguiça e macacos da espécie guariba. O passeio é agregado ao hotel e pode ser feito por agendamento. O hotel também disponibiliza quadra de vôlei, futebol, restaurante na beira da praia e um detalhe tentador: a travessia para o município de Salvaterra, no Marajó, pode ser feita em 1h. "Nós estamos de frente para a ilha, alugar um barco ou lancha é bem rapidinho", conclui.
Para todas as idades 

As amigas Maria Miranda, Lea Galvão, Delsarina Miranda e Lídia Silva fazem parte de um grupo de idosos que viajou de Belém para aproveitar o final de semana na Praia do Caripi. "Já viemos outras vezes e gostamos tanto que estamos repetindo a dose. A praia é muito boa, a qualidade do hotel, o serviço, o atendimento, é tudo muito bom. Até a água é morna e tranquila. A gente indica para qualquer pessoa, família amigos", afirma Delsarina.
A auxiliar de escritório Elizete Rocha, 23, decidiu levar Sofia para se acostumar com o suave barulho das ondas do Caripi mesmo ainda protegida pela barriga da mãe. "É a nossa segunda vez. Vim com o marido e aqui é bom porque é bem tranquilo. É um lugar para curtir o final de semana numa boa. É quentinha a água, é um diferencial e não é salgada. Preferimos assim".
O casal soube do balneário por meio de um anúncio de internet no ano passado e decidiram visitar por conta própria o local. "Em 2013 viemos com a minha irmã e o namorado. Esse ano viemos com um casal de amigos. A estrutura oferecida pelo hotel é muito boa", afirma o motorista Eric Matos.

Paisagem do Caripi encanta visitantes de Barcarena (Fotos: Natália Mello/G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTISTA CEARENCE CRIA OBRAS EM HOMENAGEM AOS 59 ANOS DE NAVEGANTES EM SANTA CATARINA